Ações para enfrentamento do suicídio são realizadas em setembro

A Prefeitura Municipal de Ibitirama, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou durante o mês de Setembro ações para prevenção e combate ao Suicídio. Setembro amarelo é uma campanha do Centro de Valorização da Vida que busca trazer o diálogo sobre o suicídio para a sociedade.

As Equipes de Estratégia Saúde da Família estiveram presentes em diversos pontos de convívio social do município falando e conscientizando a população. Na Comunidade de Figueira a equipe palestrou para um significativo grupo de pessoas durante a sala de espera dos atendimentos rotineiros. No Distrito de São José do Caparaó a oratória foi direcionada aos alunos da E.M.E.I.E.F “Clarice Campos Lemos”. Já os profissionais responsáveis por Santa Marta falaram aos alunos da E.E.E.F.M “Olavo Rodrigues da Costa”. A Sede do Município ficou a cargo do Módulo-I que esteve em peso levando a temática aos alunos.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, a Enfermeira Mônica Falleiro, “o objetivo do mês de prevenção ao suicídio é conscientizar as pessoas deste problema tão grave que tira tantas vidas todos os anos. O setembro amarelo é um mês de diálogo. É um mês que busca criar conversas sobre o assunto, deixar as pessoas que sofrem com pensamentos suicidas saberem que elas não estão sozinhas e que a morte não é solução, e principalmente, que todas as equipes da Atenção Primária do Município de Ibitirama estão disponíveis para tratar tal assunto”.

Outras ações como Outubro Rosa (voltada a Saúde da Mulher), Novembro Azul (Voltado a Saúde do Homem), e Dezembro Vermelho (De combate as DSTs/AIDS), serão realizadas no Município nos próximos meses. Todas as ações são organizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação Municipal de Programas e Estratégia Saúde da Família. Com o apoio da Prefeitura Municipal.