Atividades educativas sobre câncer de mama e de colo de útero foram desenvolvidas em todo município durante o “Outubro Rosa”

É celebrada anualmente, no mês de outubro, a luta mundial em prol da prevenção do câncer de mama com a campanha "Outubro Rosa", que tem como objetivo combater e conscientizar sobre o tipo de câncer que mais mata mulheres no mundo - são cerca de 460 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Dada à importância do tema, a Prefeitura Municipal de Ibitirama, através da Secretaria Municipal de Saúde, organizou a 2ª edição da campanha em todo o município. Desenvolvendo, durante todo o mês de outubro, nas Estratégias Saúde da Família (ESFs), e entidades de parceria, ações educativas voltadas para a prevenção do câncer de mama e de colo de útero. Foram realizados, também, o exame clínico das mamas e a solicitação de mamografia, além da coleta de preventivo de câncer de colo de útero. A estimativa é que foram atendidas mais de 500 mulheres durante todo o mês de ação. Marcadas cerca de 100 mamografias, e 150 preventivos. Além de Testes rápido de Hepatite B, Hepatite C, HIV, e Sífilis. Exames de rotina e inúmeras orientações educativas.

“Todas as ESFs ofertaram atividades instrutivas como rodas de conversas, debates e palestras para informar as mulheres sobre a gravidade da doença e a importância em se fazer os exames necessários. Além disso, foram disponibilizadas ações voltadas à prevenção de DSTs/AIDS, e conscientização da Importância da Imunização Vacinal durante a I Feira de Turismo e Agroindústria de Ibitirama (onde a Secretaria participou ativamente todos os dias da feira)”. Disse a Enfermeira Mônica Falleiro, Secretária Municipal de Saúde. Ela explicou que as ações servem para intensificar a abordagem de um tema importante nesta época do ano, sendo uma extensão dos trabalhos já realizados em unidades de saúde por grupos locais. As atividades tiveram como público prioritário mulheres da faixa etária de 25 a 64 anos que realizaram exame preventivo de colo de útero há mais de três anos, e mulheres de 50 a 69 anos que fizeram a última mamografia há mais de dois anos.

Em 2012, 522 mil mulheres morreram vítimas do câncer de mama, e cerca de 1,7 milhão foram diagnosticadas com o tumor. As chances de cura para aquelas que têm o diagnóstico precoce são até 90% maiores. Daí a importância da realização dos exames que apontam a presença do tumor com frequência. A programação da Secretaria de Saúde foi organizada pela Coordenação Municipal de Programas de Saúde em parceria com as equipes de Atenção Primária, que também atuarão durante todo o mês de Novembro e dezembro tratando de campanhas como Saúde do Homem e Combate a AIDS (respectivamente).

Fonte: Coordenação ESF