Saúde bucal mais perto de nossas crianças

A Secretaria Municipal de Saúde, através das Equipes de Saúde Bucal, vem realizando ações educativas nas escolas municipais. A Primeira ação foi ministrada na Escola Eliza Pacheco Alves, teve como foco a orientação sobre “Escovação correta e hábitos saudáveis”.

As ações envolvem os odontólogos que atuam dentro da Estratégia saúde da família, Dra. Mariana Nunes, Dr. Igor Daroz, Dra. Tamires e Dr. Marcos Jauhar. Além de seus Auxiliares de Saúde Bucal, Lucas Guedes, Lucelena Simplício. Eles realizam palestras sobre a higiene bucal, abordando a importância da prevenção dentária, alimentação saudável e técnicas de escovação bucal, além da distribuição de escovas dentárias e escovação supervisionada para os alunos.

“É uma atividade de prevenção muito importante. Com ações assim, nós alertamos sobre as práticas de saúde bucal que são ideais para se ter dentes mais sadios e menos propensos a doenças e, assim, contribuímos para a criação de hábitos saudáveis por parte dos nossos estudantes.”, destacou a Dra. Mariana Nunes.

De acordo a secretária de Saúde, a Enfermeira Mônica Falleiro, o objetivo é avaliar a saúde bucal dos alunos, identificando os casos de maior vulnerabilidade e que apresentem necessidade de cuidados especiais. “Nosso objetivo é estimular os alunos a incorporarem hábitos de higiene bucal, contribuindo para a prevenção de doenças, mais especificamente a cárie dentária e doenças periodontais.”, pontuou a secretária.